Home Freguesia História

História

A sua toponímica deve-se à sua configuração geográfica, situada no dorso ou lomba de uma encosta entre duas ravinas, e ao nome do seu santo padroeiro, São Pedro.

Lomba de São Pedro era um antigo lugar pertencente aos Fenais d'Ajuda, sendo elevado à categoria de freguesia pelo Decreto Regional n.º 24/80/A, de 15 de Setembro de 1980.

A freguesia da Lomba de São Pedro é a localidade mais distante e menos populosa do concelho de Ribeira Grande. A sua fundação perde-se na bruma do tempo, até mesmo Gaspar Frutuoso, no segundo volume das "Saudades da Terra", não lhe faz nenhuma referência.

A Igreja Paroquial desta freguesia tem como orago São Pedro, tendo sido construída no século XIX sobre uma ermida da mesma evocação, mandada construir pela família do Dr. José Maria.

O interior do templo possui uma imagem de São Pedro, doada por António José de Lima, de grande valor artístico e histórico. Destaca-se, ainda, o arco da capela-mor, forrado a talha dourada e ostentando as armas reais portuguesas.

(Texto retirado site CMRG)

Horário da Junta

3º Feira - 19H00 - 20H00